Vantagens de cozinhar ao vapor

Cozinhe seus pratos ao vapor. Além de ajudar sua saúde, isso também permitirá que você economize e gaste menos tempo na cozinha.

Para ter um estilo de vida saudável, é essencial começar com a alimentação: seguir uma dieta balanceada e fazer as refeições sempre no mesmo horário é um excelente primeiro passo. No entanto, muitas vezes as pessoas não levam em conta que a forma de preparação dos alimentos também é de grande importância, pois durante o processo de cocção os produtos podem perder suas propriedades.

Embora seja bastante antigo, o ato de cozinhar ao vapor tem ganhado grande relevância e, hoje em dia, existem vários utensílios domésticos que permitem esse preparo. É possível até mesmo usar o micro-ondas para cozinhar alimentos por meio desta técnica milenar.

Se você ainda não se convenceu o suficiente, então vamos compartilhar alguns dos muitos benefícios que cozinhar ao vapor traz para a saúde:

Mais propriedades nutricionais

O alimento preparado ao vapor conserva seus nutrientes, uma vez que a temperatura de cocção varia entre 95 a 100 graus Celsius. Vários estudos revelaram que os alimentos começam a sofrer um processo de degradação a partir dos 110º graus.

Menos gordura e sal

Este método não requer a adição de gordura, nem sal ou aromatizantes em excesso. Por isso, é uma das melhores opções para pessoas que sofrem de diabetes ou hipertensão e até mesmo para crianças pequenas, pois isso reforça seu sistema imunológico.

Maior rapidez

O preparo de pratos ao vapor demanda menor quantidade de tempo gasto na cozinha. Esta técnica permite cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo, e algumas panelas possuem grelhas diferentes para evitar a mistura dos sabores.

Sabor natural

Ao contrário do que se pode pensar, os alimentos cozidos no vapor não são insípidos. Este método realça o sabor autêntico dos ingredientes. O exemplo mais claro disso é o preparo de peixe ao vapor. A proteína fica com a textura mais macia em comparação com outros métodos.

Economia

Para cozinhar ao vapor, você só vai precisar de água, o que significa uma economia no uso de óleo. Por ser um método de preparo rápido, há uma redução significativa do consumo de energia. Além disso, você pode congelar as sobras e e preparar outro prato posteriormente, sem se preocupar com a perda de nutrientes.
Cozinhe seus pratos ao vapor. Além de ajudar sua saúde, isso também permitirá que você economize e gaste menos tempo na cozinha. Não hesite em colocar esse método em prática.

Leave a Reply